---
Apoiantes:
Porquê aderir a 1 GOAL?

Existem 72 milhões de crianças fora da escola em todo o mundo. Isso é mais do que todas as crianças que estão na escola primária na Europa, EUA, Canadá e Austrália juntas. O mundo tem a oportunidade de assegurar que todas as crianças têm uma educação e a hipótese de vencer a pobreza.

Em 2010, o Mundial de Futebol da FIFA na África do Sul é um momento marcante: é a primeira vez de sempre que o Mundial de Futebol tem lugar no continente africano. Quando a atenção do mundo se virar para África em Junho, pediremos a todos os líderes mundiais para alcançar o nosso 1GOAL: Educação para Todos.

Os líderes mundiais têm o poder, os recursos e o conhecimento para alcançar a educação para todos. Veja este filme "Educação para Todos" feito por Richard Curtis que dá mais informações. O 1GOAL irá pedir aos líderes mundiais para tornar a Educação para Todos uma realidade. De forma a atingirmos o nosso 1GOAL, precisamos da sua ajuda e apoio. Adira ao 1GOAL e ajude a alcançar a Educação para Acabar com a Pobreza.

Porquê educação para todos?
Existem 72 milhôes de adultos que são analfabetos.

Estas crianças poderão ser a próxima geração de líderes, estrelas do futebol, médicos e professores. Mas sem estudos, estas ficam destinadas a uma vida de pobreza Essas estão prontas para fazerem os seus trabalhos de casa, mas as taxas escolares, conflictos, trabalhaos em fábricas e em fazendas, perda dos pais devido a doenças, o custo do uniforme escolar ou o facto de serem raparigas, faz com que estas não frequentem a escola. Seja qual for a sua origem - sejam estas orfãos, refugiados, crianças de classes desfavorecidas, deficientes, crianças soldados, crianças trabalhadoras, de famílias desfavorecidas - o resultado é o memso - não têm o direito a ir a escola e nunca teram a possibilidade de utlizar as suas capacidades no máximo..

Sofia

"Eu sou a Sofia, sou da Tanzânia e tenho 13anos de idade.

Gostaria imenso de ir a escola e de um dia se igual as outras raparigas nos seus uniformes escolares. Sei que se for a escola, um dia serei capaz de ajudar a minha família, visto que terei um bom emprego que paga bem.

Customava passar os meus dias a pastar o gado e as cabras para o meu pai, mas muitos destes animais morreram devido a seca. Neste momento o meu pai está muito doente e foi levado para um hospital muito distante a fim de ser tratado - quem me dera fazer algo para ajudá-lo. Actualmente, ajudo o meu pai a vendar frutas no mercado e a fazer as tarefas de casa. E, quando a minha adoeçe, tenho de ir ao mercado sozinha, visto que necessitamos desse dinheiro para comprar comida e outros produtos básicos"

Pedro

"Este sou eu, o Pedro e vivo num campo de refugiados na Guatemala , que se chama El Triunfo, nasci aqui. Até há uns anos atrás as pessoas lutavam por um guerra muito longa, muito sangrenta, no meu páis. Nessa altura, o local onde os meus costumavam viver era muito perigoso, estes tiveram que abandonar a sua cidade e vir para aqui para o campo a fim de encontrarem segurança. Os meus pais dizem que depois de deixarem a cidade, a casa, a escola, a cidade foi completamente destruída.

Embora o campo não seja uma cidade, fazemos todos os esforços de modo a torná-lo um lugar agradável para se viver. De manhã, ajudo a minha mãe a fazer a tortilla e depois vou com o meu pai tratar dos animais. A melhor coisa é que vou para a escola, à tarde. Durante muito tempo não houve escolas por aqui, mas agora já vou todos os dias a escola. Isto é muito importante para mim porque quando crescer quero ser médico, assim sendo posso tratar das pessoas onde vivemos."

1GOAL: Educação para Todos
A 1GOAL é uma campanha que aproveita o poder do futebol para assegurar que a educação é o legado duradouro do Mundial de Futebol da FIFA 2010. Ao reunir futebolistas e fãs, instituições de solidariedade e organizações por todo o mundo, juntos podemos exigir aos líderes mundiais para tornarem a educação uma realidade para 69 milhões de crianças até 2015.